A Câmera e O Canhão livro de Alexsandro de Sousa e Silva
O livro discute uma série de encontros e desencontros entre os regimes políticos de Cuba e do continente africano, mediados pela câmera cinematográfica e as guerras pré e pós-independência em África.
O repertório de imagens, sons e debates foi pesquisado, virtual e presencialmente, nos dois lados do Oceano Atlântico, e constitui uma série de fontes documentais inéditas na historiografia. Trata-se de uma outra forma de compreender o Atlântico Negro, descortinando uma história de revisões dos paradigmas estéticos, políticos e étnico-culturais.
O trabalho analisa um conjunto de películas, entre ficções, documentários e cinejornais, que retrataram os vínculos do regime político de Fidel Castro com movimentos de independência e governos africanos entre 1960 e 1991, bem como os aspectos políticos, econômicos e culturais da África. Instituições cubanas de produção fílmica, como o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC) e os Estúdios Cinematográficos e de Televisão das Forças Armadas Revolucionárias (ECITVFAR), destacaram-se pelo empenho em construir imagens que legitimassem a presença da ilha naquele continente.
Entre os temas privilegiados nessa produção, a questão militar foi um princípio norteador da maior parte dos relatos audiovisuais, uma vez que os uniformizados de Cuba auxiliaram diversos grupos políticos africanos em guerras de emancipação e conflitos armados com países vizinhos.
Nesse grande campo "anti-imperialista" e transatlântico, algumas tensões marcaram os diferentes contextos, sejam de ordem internacional, como as expectativas e desilusões com os aliados estrangeiros, sejam nacionais, como as complexas relações raciais na ilha e as representações dos soldados mortos em combate no continente africano.
O livro A Câmera e O Canhão de Alexsandro de Sousa e Silva é uma publicação da Acervus Editora e esta´disponível para download. link para download
Sobre o Autor
Alexsandro de Sousa e Silva é Mestre (2015) e Doutor (2020)
em História Social pela Universidade de São Paulo.
Professor de Educação Superior na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG),
Unidade Passos.
Pesquisador das relações entre cinema e história na América Latina e África.
Contato com o autor:
e-mail: alexsandro.dses@gmail.com